CONSELHO PASTORAL DA UNIDADE - CPU

CONSELHO PASTORAL DA UNIDADE PASTORAL DE ANSIÃES

Ata nº 2

Aos dezasseis dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e dezassete às 17h, no Auditório do Centro de Apoio Rural de Carrazeda de Ansiães, reuniu o Conselho Pastoral da Unidade Pastoral de Ansiães, adiante designado simplesmente como CPU, com a seguinte ordem de trabalhos:

- Oração - Invocação ao Espírito Santo;

- Leitura e aprovação/correção da ata anterior;

- Confirmação das presenças;

- Apresentação do Plano Pastoral Diocesano;

- Apresentação do Plano Pastoral da Unidade Pastoral;

- Diálogo - Sugestões - propostas;

- Apresentação da Carta Pastoral: "Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo";

- Designação de membros em falta para os órgãos sociais dos Centros Sociais e Paroquiais;

- Outros assuntos;

- Marcação da próxima reunião do CPU (ver dias e horas mais convenientes aos membros);

- Oração final

Dando início aos trabalhos, o Padre Humberto Coelho que presidiu ao CPU deu as boas vindas a todos os presentes. Em seguida confirmaram-se as presenças de dezasseis membros, tendo-se registado a falta dos seguintes membros: Reverendo Padre Óscar Paiva, Reverendo Padre António Bernardo, Reverendo Padre Joaquim José Rodrigues, por motivos de saúde e ainda dos representantes de Carrazeda de Ansiães, Samorinha, Abreiro, Vilarinho da Castanheira, Pinhal do Douro, Selores, Lavandeira, Pereiros, Linhares, Belver, Marzagão, Pombal, Zedes, representante dos escuteiros, representante da Legião de Maria. Em seguida o Reverendo Padre Humberto Coelho fez uma apresentação do Plano Pastoral Diocesano e do Plano Pastoral da Unidade Pastoral. Foram analisados os vários departamentos e movimentos de Pastoral da Unidade, tendo ficado agendadas nomeadamente as seguintes ações de formação permanente: em Carrazeda de Ansiães nas primeiras terças-feiras do mês das 18:30h às 19:30h funcionará a Escola dos Ministérios laicais para Leitores, Ministros extraordinários da comunhão e outros ministérios de serviço, e também em Carrazeda de Ansiães nas primeiras quintas-feiras do mês das 18:30h às 19:30h formação permanente para Catequistas. Foi deliberado pelo CPU que será positivo manter nas primeiras segundas-feiras de cada mês ou em dia mais apropriado a formação humana e espiritual dos colaboradores dos Centros Sociais Paroquiais, abrindo esta formação aos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia. Funcionará também quinzenalmente em Carrazeda de Ansiães aos sábados a Catequese de Adultos.

Foi apresentado ao CPU a página web da Unidade Pastoral de Ansiães com todas as oportunidades que ela oferece a quem a visita na requisição de documentos, em agendamentos com o Pároco, no acompanhamento do plano pastoral e ainda em documentos formativos e informativos disponibilizados.

O Padre Humberto Coelho desafiou os membros do CPU a que provoquem a renovação nas respetivas comunidades, apresentando alguns exemplos de boas práticas que já se vão realizando. No contexto do Ano Batismal aprovou o CPU a intenção de se renovarem e reestruturarem os movimentos laicais presentes na Unidade Pastoral. Especificamente foi informado o CPU de que o Movimento do Apostolado da Oração celebra no próximo ano de 2018 130 anos de presença em Abreiro, 125 anos de presença em Pinhal do Douro e 120 anos de presença em Carrazeda de Ansiães.

O Padre Humberto Coelho propôs que no próximo ano de 2018 se organizasse a celebração da Confirmação na Paróquia de Santo Estêvão de Abreiro ficando ainda de se decidir no próximo CPU outra paróquia, entre Selores e Castanheiro do Norte. O CPU aprovou esta intenção.

Dentro da competência especial que o Sr. Bispo atribuiu a este Conselho no que se refere à designação dos membros dos órgãos socias dos Centros Sociais Paroquiais, Direção e Conselho Fiscal foi proposto ao CPU pelo Conselho paroquial para os Assuntos Económicos da Paróquia de Santa Maria Madalena de Fontelonga que aceitasse a designação da Drª Alexandra Carina Dionísio Rodrigues para o cargo atualmente vago de Secretária da Direção do Centro Social Paroquial de Fontelonga. O CPU deliberou aceitar a designação por unanimidade. Foi também proposto o Reverendo Diácono José António Fonseca para ocupar o lugar vago de Presidente do Conselho Fiscal do Centro Social Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira. A proposta foi aceite por maioria, tendo o próprio, como membro do CPU, manifestado abstenção no voto.

O Padre Humberto Coelho apresentou de seguida algumas observações no que se refere à necessidade de formação específica para os membros das comissões de festas e comissões fabriqueiras, alertando para a necessidade de todos cumprirmos a legislação diocesana no que se refere ao regulamento das festas religiosas. Foi ainda abordado o tema do regulamento diocesano para a intervenção no património religioso. Por fim referiu-se a necessidade de no futuro as paróquias se organizarem de forma a poderem contribuir para o pagamento da segurança social do pároco na parte correspondente à entidade empregadora, sendo a paróquia entendida como tal.

Nada mais havendo tratar deu-se por encerrada a reunião da qual se lavrou a presente ata que depois de enviada a todos os membros do CPU, será aprovada na seguinte reunião do presente Conselho.

D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, através da provisão 002/2017 designou os membros do Conselho Pastoral da Unidade por cinco anos, ficando assim constituído:

Carrazeda de Ansiães - Manuel Oliveira Monteiro

Samorinha - Maria do Céu Inácio Alves

Fontelonga - Mónica Martins Veiga

Abreiro - José Viriato

Seixo de Ansiães - Manuel Orlando Mesquita

Mogo de Malta - Maria José Teixeira de Almeida

Vilarinho da Castanheira - Maria Manuela Nunes Barbosa

Pinhal do Douro - Susana Cristina Carriço Mata

Selores - Ludovina da Purificação Mesquita Correia de Sousa

Beira Grande - Manuel Joaquim Ribeiro

Lavandeira - Joaquim Carvalho

Pereiros - Ana Mafalda Felgueiras Araújo

Parambos - Eulália Dulcinia Almeida

Linhares - Ilda Monteiro

Belver - Manuel Joaquim Madalena Videira

Marzagão - Maria da Glória Pereira

Ribalonga - Maria Amélia Monteiro Gonçalves Cardoso

Pombal - Maria de Fátima Caires Ribeiro

Pinhal do Norte - Mário Jorge Fernandes

Zedes - José Alexandre Ramos Félix

Amedo - Maria Lucinda Pascoal

Castanheiro do Norte - Sérgio Augusto Castro

Representante ao Conselho Pastoral Diocesano e Conselho Pastoral Arciprestal - Ana Paula Pinto Filipe da Costa

Grupo de Jovens e Pastoral Juvenil - Bruno Miguel Queiroz Monteiro

Escuteiros Católicos - CNE - Maria Teresa Bastos

Catequese - Esmeralda da Conceição Teixeira Pires

Grupo Coral (Membro da Equipa Pastoral da Unidade e Conselho Pastoral Arciprestal) - Maria Homera Sampaio

Legião de Maria - Maria Elisa dos Reis

Cursos de Cristandade (membro da Equipa Pastoral da Unidade e Conselho Pastoral Arciprestal) - José António Fonseca

Renovamento Carismático Católico - Fernanda José Pereira Moreira